Imagens Chave: o que são e qual a importância para os laudos?

imagem chave

Cada vez mais importantes para laudos de radiologia, entenda o que são as imagens chave a importância incluí-las nos seus relatórios.

Uma das muitas responsabilidades dos radiologistas é preparar um relatório sobre os casos que leram. Esses relatórios servem como base para o diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento do paciente.

Um relatório radiológico padrão é uma forma útil de capturar e comunicar de forma sucinta os resultados da maioria dos exames de imagem, incluindo raios X, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.

Seja na saúde humana ou no atendimento veterinário, este resumo da condição identificada e do diagnóstico é uma ferramenta de comunicação crítica entre o radiologista e o médico ou paciente responsável pelo tratamento.

Embora os relatórios de radiologia sejam tradicionalmente compostos por texto, os relatórios com imagens principais, ou imagens chave, melhoram a comunicação, fornecendo uma nova camada de profundidade e compreensão para médicos e seus pacientes.

Módulos de relatório sem a capacidade de anexar ou referir-se a imagens importantes podem ser complicados. São muitos cliques e muito tempo perdido.

Embora os radiologistas freqüentemente elaborem uma linguagem descritiva que traça um quadro abrangente do diagnóstico, a maioria dos médicos acredita que incluir uma imagem em seu relatório é extremamente útil.

Os relatórios com imagens principais são capazes de mostrar ao paciente ou ao médico assistente exatamente o que o radiologista viu em sua leitura inicial do exame.

O que são Imagens Chave?

Ao revisar um estudo composto de várias imagens, o radiologista que lê frequentemente é capaz de identificar uma imagem estática específica no pacote que mostra suas descobertas de forma mais eficaz.

Esta imagem, ou conjunto de imagens, é designada como “chave”.

Elas são tão importantes porque modalidades como ressonância magnética e tomografia computadorizada oferecem estudos contendo centenas, às vezes milhares de imagens médicas.

Portanto, sem ter a capacidade de marcar uma imagem específica, você basicamente está pedindo ao destinatário que encontre uma agulha em um palheiro.

Ter a capacidade de acessar imagens-chave é muito valorizado em um ambiente clínico. Se as imagens-chave estiverem ativadas em seu módulo de relatório em sua lista de trabalho , qualquer pessoa com acesso compartilhado poderá visualizá-las em um instante.

A Medcloud oferece um visualizador de imagens médicas DICOM totalmente online que pode ser acessado em qualquer navegador de internet, e permite que os médicos capturem as principais imagens e anotações em um estudo e produzam um relatório profissional personalizado.

Os radiologistas, por exemplo, podem facilmente compartilhar este relatório com solicitantes e pacientes, seja por e-mail, via portal, aplicativo para smartphones ou até mesmo em um formato impresso tradicional, de forma que as informações de diagnóstico sejam agora comunicadas de forma mais clara e fácil de entender.

Vantagens para o paciente

À medida que os pacientes se tornam mais interessados e envolvidos com sua própria saúde e bem-estar, os relatórios com imagens-chave são uma parte importante de sua compreensão e participação.

Estudos têm mostrado que quanto mais informações são fornecidas ao paciente, melhor ele compreende suas opções de tratamento e mais satisfeitos eles ficam com o tratamento de seus profissionais de saúde.

Eles também têm maior probabilidade de retornar a esse provedor se sentirem que são mantidos bem informados.
Claro, também não é uma grande surpresa que, neste mundo de rede social cada vez mais conectado, os pacientes estão se tornando bastante confortáveis para compartilhar suas imagens online com amigos e familiares.

Quer estejam anunciando a notícia emocionante de um bebê postando uma foto de ultrassom ou compartilhando uma história divertida sobre como eles quebraram o braço com uma foto do raio-x, os pacientes podem usar imagens chave de alta qualidade para se manterem conectados com amigos e familiares nas redes sociais.

De olho no futuro

Cada vez mais, os médicos descobrem que fornecer links eletrônicos entre as imagens principais e o estudo real é cada vez mais eficaz para estreirar a comunicação médico-paciente.

Os portais de resultados para médicos e veterinários, que permitem ao destinatário ver as mesmas informações que o radiologista, estão se tornando um passo importante, além de fornecer imagens-chave em um resumo de relatório. Foi demonstrado que os médicos estão mais aptos a continuar a encaminhar pacientes para radiologistas que fornecem esse tipo de acesso aprimorado.

Os softwares de última geração, como o da Medcloud, com a capacidade de ir além das imagens principais e compartilhar todo o estudo do paciente, estão ganhando força no setor.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos