5 fatos curiosos sobre raio-x que você provavelmente não sabia

fatos-curiosos-sobre-raio-x-medcloud

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já fez um exame raio-x. Utilizado para registrar a parte interna do corpo, o exame é um dos mais comuns que existe.

Mas, apesar de bastante rotineiro, existem alguns fatos bastante curiosos sobre ele. Confira a seguir.

1 – Descoberta por acidente
No ano de 1895 o cientista alemão Wilhelm Conrad fazia experimentos com tubos de vácuo até que, por acidente acabou descobrindo os Raios X.

2 – Raio X ou Raio-x?
Um erro bastante comum, sobretudo no português, é fazer referência ao exame de “raio-x” escrevendo “raio x”. Isso porque o primeiro diz respeito ao exame, já o segundo corresponde à própria relação eletromagnética.

3 – Descoberta em favor da humanidade
Em 1901, Wilhelm Conrad foi premiado com seu primeiro Prêmio Nobel em física pela descoberta dos Raios X. No entanto, se recusou a tirar patente sobre a descoberta porque queria que ela ficasse à disposição e uso de toda a humanidade.

4 – Uma das descobertas mais úteis
Como citamos no começo desse post, você com certeza já deve ter feito um exame radiográfico. Isso porque esse é um dos exames mais úteis na história da medicina, desde a identificação de ossos quebrados até de possíveis doenças.

5 – Nome por acidente
Assim como a descoberta dos Raio X se deu por acidente, a nomenclatura também seguiu o mesmo caminho. Como ainda não sabia que nome dar à sua descoberta, Wilhelm Conrad chamou-a de forma temporária de “Raio X”. Isso porque o “X” fazia menção a um símbolo matemático de algo desconhecido. Contudo, o nome acabou ficando “Raio X”, sendo chamado esporadicamente de raios Röntgen em países alemães.

6 – A evolução
Se antes era necessário imprimir os exames de raio-x para que o radiologista pudesse analisá-lo, hoje isso já não se faz mais necessário. Tudo graças às facilidades proporcionadas pela Telerradiologia, uma vertente da Telemedicina que está revolucionando o mundo dos exames em imagem.

 

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos