Especialistas preveem um Outubro Rosa “drasticamente diferente” para 2020

concientizacion-sobre-cancer-mama-mano-mujer-sosteniendo-cinta-rosa_42256-296

O fechamento generalizado dos serviços de mamografia durante a pandemia de COVID-19 pode ter deixado milhares de mulheres em perigo.

A conclusão de setembro tem um significado especial em imagens de mama, mas o Outubro Rosa deste ano é “drasticamente diferente” dos anos anteriores, dizem os especialistas.

Uma análise recente da maior instituição de caridade contra o câncer de mama do Reino Unido estimou um acúmulo de 1 milhão de mulheres que precisam de exames em todo o país. Outro previu mais de 10.000 mortes em excesso nos EUA devido ao adiamento da imagem do câncer de cólon e mama.

Em consequência, existem diversos grupos de defesa de radiologia pedindo que o campo esteja em alerta máximo durante o Mês de Conscientização do Câncer de Mama de 2020.

“Apesar de continuarmos a experimentar o ‘Outubro Rosa’, graças à pandemia de COVID-19, outubro de 2020 será drasticamente diferente dos anos anteriores”, diz Dra. Dana Smetherman, presidente da Comissão de Mamas do American College of Radiology Imaging.

“Enquanto os holofotes rosa de outubro brilham sobre o câncer de mama, os radiologistas devem usar esta oportunidade para encorajar as pacientes a voltarem com todos os seus outros exames preventivos e atividades de bem-estar”, acrescenta ela posteriormente.

Outubro Rosa ACR

Para ajudar neste esforço, o ACR lançou um novo kit de ferramentas de mamografia na última quinta-feira, 30 de setembro.

O pacote gratuito inclui um infográfico de segurança do paciente, folheto de avaliação de risco de câncer de mama para pacientes e um modelo de carta para médicos de cuidados primários e outros provedores.

“Enquanto ajudamos nossas práticas a se recuperar do desligamento recomendado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é crucial que também ajudemos nossos médicos de referência a se reconectar com mulheres de 40 anos ou mais e incentivá-los a agendar mamografias anuais adiadas pela pandemia”, afirma o ACR em uma notícia publicada em 1º de outubro.

Vários provedores de radiologia destacaram esta semana as iniciativas que estão empreendendo para aumentar as taxas de imagem da mama.

A Radiology Associates do Texas, nos EUA, por exemplo, está oferecendo exames gratuitos em um shopping local. Outros estão divulgando unidades móveis de mamografia, enquanto uma universidade na Austrália acaba de lançar um vídeo animado destacando o impacto da densidade mamária no exame.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Social Profiles

    Mais posts do blog

    ver todos