Especialistas alertam para os perigos do uso de cílios postiços magnéticos em RM

1_f_XqBvQaAi_imOvFARYlaw

Pesquisadores em radiologia estão alertando para que profissionais da área tomem cuidado com pacientes que possivelmente usam cílios postiços magnéticos, o que pode representar riscos de segurança na ressonância magnética.

Esses acessórios cosméticos – que prendem o chicote natural ou se conectam ao delineador magnético aplicado a pálpebra – ganharam popularidade nos últimos anos.

No entanto, esses cílios postiços magnéticos geralmente não aparecem nas formas de ingestão de ressonância magnética e podem ser difíceis para os tecnólogos perceberem, escreveram pesquisadores no Journal of Applied Clinical Medical Physics.

“Perto do scanner de ressonância magnética, os cílios podem rapidamente se tornar um projétil em movimento a uma distância de milímetros da órbita do olho e, portanto, tornar-se uma preocupação de segurança”, observou Cihat Eldeniz, PhD, físico de RM do Instituto de Radiologia Mallinckrodt em St. Louis e colegas.

“Além disso, mesmo que não se tornem um risco direto para o paciente, pequenos objetos ferromagnéticos que são puxados para o sistema de RM podem permanecer lá ou alojados em uma bobina ou acessório receptor, resultando potencialmente em artefatos que podem se disfarçar de patologia.”

Testes

Para apoiar suas alegações, Eldeniz e colegas realizaram testes de deflexão em seis marcas de cílios diferentes, usando um scanner MR 3-Tesla da Siemens (também co-investigador do estudo).

Eles pularam os testes de aquecimento e torque, presumindo que os cosméticos não permanecessem no local.

Com ângulos de deflexão chegando a muito mais de 45 graus, os resultados confirmaram que os cílios ferromagnéticos são “inseguros por RM”, concluiu a equipe. Ou seja, os pacientes não devem usá-los antes de entrar na Zona 3, o espaço anterior à sala do scanner de ressonância magnética. E cílios magnéticos mais pesados provavelmente criarão um “efeito maior de projétil”, observou a equipe.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos