Dicas para a gestão de clínicas e centros de diagnóstico por imagem

gestaoclinicaris

Fazer a gestão de uma clínica nem sempre é tarefa fácil, o RIS Medcloud pode facilitar essa tarefa com uma ferramenta online simples e intuitiva.

Quando decidem empreender e montar seu próprio consultório, muitas vezes profissionais da saúde acabam assumindo uma posição de gestão completamente diferente de sua formação.

O gestor de uma clínica é a pessoa encarregada por tomar as decisões estratégicas que envolvem todo o negócio, seja o melhor caminho para o crescimento, ou até mesmo a melhor solução para algum eventual problema.

Por isso, é preciso ter muita disciplina, atenção aos detalhes e estudo para conhecer novas técnicas e teorias de gestão que vão ajudar a otimizar o dia a dia do seu empreendimento, e irão facilitar tarefas como controle financeiro, marketing, gestão de pessoas, organização de agendas e prontuários e relacionamento com os clientes.

Como fazer uma gestão acertada

Um dos principais passos para o sucesso de sua clínica é o controlar rigorosamente os recursos financeiros que saem e entram no caixa. Sem essa atenção extra, os gastos podem passar despercebidos e podem resultar em dívidas e juros desnecessários.

Nesse sentido, é importante observar que o controle financeiro precisa ser impecável, garantindo que as contas sejam pagas na data de vencimento e criando políticas eficientes para diminuir ou evitar a inadimplência.

Cabe a gestão financeira ainda a análise e registro de todos os contratos com operadoras de planos de saúde que, em muitos casos, são as principais responsáveis pela entrada de recursos na clínica, além de cuidar do recebimento de pagamentos particulares e outras formas de recursos que entram no caixa.

A gestão financeira deve ainda dar conta de toda saída de recursos, seja com despesas operacionais ou do dia a dia da clínica médica, como insumos, medicamentos, impostos, contas, compra de equipamentos, serviços, salários e novos investimentos visando a melhoria do atendimento.

É por meio de uma gestão financeira eficiente que o empreendedor toma as principais decisões em relação ao seu negócio, já que com tais dados ele tem uma ampla visão do consultório, encontrando problemas e os corrigindo o mais rapidamente possível. Como resultado final, há uma melhor satisfação do paciente.

Relacionamento com o cliente

Um relacionamento ruim com os pacientes torna seus processos lentos e desorganizados, além de passar uma imagem negativa de sua clínica. E de nada adianta uma gestão eficiente, se não há satisfação por parte dos clientes.

Primeiramente, a comunicação com os pacientes deve ser respeitosa, ágil e humanizada em todos os níveis da equipe da clínica: desde as recepcionistas até os médicos.

Além disso, é importante oferecer opções e vantagens aos pacientes como estratégia de fidelização. Comodidades como canais de comunicação diversos e eficientes, opções de agendamento de consultas e procedimentos online e portal de resultados são exemplos de como fidelizar seu paciente.

E sabemos que quando o paciente está satisfeito, ele se torna um divulgador dos seus serviços, indicando a clínica para amigos e familiares.

Ferramenta certa para sua gestão

Adotar um sistema online de gestão pode ser a solução mais eficiente para seu negócio, já que ele une todas as demandas e responsabilidades de sua clínica — prontuários, agendas, relatórios financeiros — em uma única plataforma de fácil utilização.

Um sistema de gestão para clínicas que facilite desde o agendamento até o faturamento e que seja intuitivo e simples de usar, facilitará o trabalho de toda a sua equipe.

Além disso, a ferramenta deve otimizar a sua rotina, seu trabalho e tornar a comunicação entre os diversos setores mais dinâmica. Por isso, além de ferramentas básicas de gestão, se a ferramenta tiver integração com os demais sistemas da sua clínica, o trabalho fica ainda mais simplificado.

O RIS Medcloud conta com opções para agendamento e posterior check-in do paciente, o módulo de agendamento multi salas e proporciona agilidade para toda a equipe de clínicas, hospitais e centros de radiologia.

O sistema RIS da Medcloud conta com regras para geração de valores diferenciados para parceiros, além de formas de pagamento para procedimentos particulares. A gestão de glosas é bastante simples e eficiente, assim como a criação de relatórios no Business Analytics para controle de produtividade dos procedimentos executados.

Além de todas as flexibilidades de um ambiente 100% em nuvem, o RIS Medcloud oferce um Prontuário Eletrônico do Paciente integrado para gestão de consultas, presenciais ou via Telemedicina.

Além de garantir registro único do paciente, torna o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos