Dicas para enfrentar o período de quarentena

Carreira-TrabalharEmCasa-13mar2020-GettyImages-1000Hours-1024x683

Devido a pandemia da COVID-19, a OMS recomenda a todos que puderem que fiquem em casa. Preparamos algumas dicas de como enfrentar a quarentena da melhor forma possível.

Estamos vivendo um período de quebra de rotina para grande parte da população devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. Algumas pessoas estão trabalhando em casa, alguns com seus trabalhos e estudos paralisados e outros ainda precisando ir ao local de trabalho, mas com cuidados de higiene redobrados.

Para quem está em casa, a mudança na rotina pode causar certo impacto. Mas existem algumas formas de manter a saúde mental em dia e reduzir o estresse durante a quarentena.

Mantenha uma rotina

Caso esteja trabalhando em casa, estabeleça horários. O ideal é acordar em um horário fixo todos os dias, tomar um banho, café da manhã e vestir-se como se fosse sair de casa. Criar um ambiente confortável para trabalhar também ajuda muito na produtividade.

É importante respeitar uma jornada de trabalho pré-estabelecida. Por estar em casa, é fácil que você passe muito mais tempo trabalhando, o que pode ser prejudicial para sua saúde mental.

Faça exercícios físicos

Mesmo em casa, faça algum exercício, pois movimentar-se ajuda a manter os níveis de estresse mais baixos e pode ser um momento de descontração para você e sua família.

Durante esse período, dezenas de profissionais estão disponibilizando tutoriais das mais diversas formas de atividade física na internet, escolha o que mais te agrada e movimente-se.

Mas esteja atento ao seu corpo e respeite seus limites.

Limite a quantidade de informações

Estar bem informado, principalmente em um momento delicado como esse, é essencial. Mas passar o dia se atualizando sobre o número de novos casos de COVID-19 pode ser prejudicial para sua saúde mental.

Durante a quarentena, a grande dica é evitar ler qualquer matéria na internet e sim procurar fontes confiáveis para se informar. Não fique o dia todo assistindo aos noticiários — procure escolher um horário do dia para se informar, caso contrário, você passará o dia todo só pensando nisso.

Use a tecnologia para se aproximar das pessoas

Por conta do isolamento social, muitas famílias estão passando por um período de distanciamento, o que pode intensificar os sentimentos de abandono e rejeição. Portanto, é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para ajudar a diminuir um pouco essa distância. Ligue para seus avós, faça uma vídeo chamada com seus amigos que estão sozinhos ou uma reunião de família por videoconferência.

Se dedique a seus hobbies

Você não pode mais dizer que não tem tempo, então saia um pouco das redes sociais, desligue a televisão e dê atenção para algum hobby. Que tal aproveitar esse momento para investir naquilo que gosta de fazer?

É possível encontrar na internet cursos online das mais diversas atividades. Aproveite.

E o mais importante: cuide de quem você ama

Durante a pandemia, uma das formas mais importantes de cuidar de quem você ama é ficando em casa. Dessa forma, o risco de contágio diminui e você protege amigos e familiares que estão no grupo de risco da COVID-19.

Se precisar sair, lembre-se dos cuidados básicos: lavar sempre as mãos por pelo menos 20 segundos, não leve as mãos no rosto, use álcool em gel, cubra o rosto com o cotovelo para tossir e, ao chegar em casa, tire e lave toda a roupa.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos