Conciliação Bancária para clínicas: o que é e como fazer

conciliacaobancariaclinica

A Conciliação Bancária é de extrema necessidade para a gestão financeira de todas as empresas, até mesmo clínicas e hospitais, e o RIS Medcloud facilita essa tarefa.

A conciliação bancária é uma das ferramentas indispensáveis para a gestão financeira de qualquer empresa, seja qual for o setor ou tamanho. A prática, porém, revela alguma dificuldade em realizar o processo ou mesmo a falta de compreensão quanto à sua importância.

Ela consiste em um procedimento de comparação entre as informações financeiras registradas internamente pela empresa e os valores presentes nos extratos bancários da organização.

Ou seja, é um balanço entre os registros de entrada e os valores encontrados no extrato do banco da clínica.

Você deve utilizar a conciliação bancária principalmente se trabalha com diferentes formas de pagamento. Os valores recebidos por meio de boletos, cartões de débito e crédito e transferências, por exemplo, podem ser facilmente confundidos ou esquecidos por um empreendedor que não se organiza corretamente.

Por que fazer a conciliação bancária?

A conciliação bancária é essencial para certificar-se de que as movimentações financeiras da empresa estão ocorrendo como previsto e identificar acontecimentos e divergências que podem prejudicar a saúde financeira da organização.

As divergências podem existir por várias razões, a exemplo de vendas duplicadas, taxas incorretas, fraudes, desvios, cancelamentos, chargebacks e muito mais. Esses eventos podem acontecer em empresas de diferentes portes, desde microempreendedores até multinacionais, e áreas de atuação, como saúde.

Gestores preocupados com o assunto também se beneficiam contabilmente, pois os relatórios contábeis se tornam mais precisos.

Isso quer dizer que você tem um controle patrimonial melhor, conseguindo elaborar demonstrações contábeis mais precisas e eficientes, além de manter o negócio regularizado perante a Lei.

Como fazer?

Existem alguns passos a serem seguidos pelo setor financeiro para realizar a Conciliação Bancária, como por exemplo lançar as movimentações diariamente, verificar o saldo no extrato bancário, conferir detalhes dos lançamentos e corrigir eventuais erros.

Porém, essas etapas podem demandar muito tempo dos funcionários da sua empresa. Além disso, o trabalho de lançamento e comparação de valores, quando realizado por pessoas em planilhas, pode resultar em falhas, como erros de digitação e esquecimento.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de gestão completo para sua clínica. O RIS Medcloud, além de funções como agendamento de procedimentos, Prontuário Eletrônico integrado e Worklist, ainda conta com um módulo financeiro que registra as movimentações e faz a conciliação automaticamente.

No mesmo sistema é possível reunir dados de diferentes meios de pagamento, adicionar diferentes contas da instituição, gerenciar o fluxo de caixa, acompanhar cancelamentos, glosas e muito mais.
Com o RIS Medcloud você ganha em produtividade e ainda tem melhor controle financeiro da sua clínica.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos