Como os wearables estão contribuindo para a saúde

reloj-inteligente-3d-concepto-tecnologia_58466-5105

Os “dispositivos vestíveis” estão se destacando no mercado e ganhando cada vez mais funções que auxiliam no cuidado com a saúde.

A área da saúde vem sendo beneficiada grandemente pelos avanços da tecnologia. Falando a partir do viés dos gestores, é preciso estar alerta nessas inovações. Desde sistemas de gestão, prontuários eletrônicos e aplicativos que auxiliam na relação com os pacientes. Isso acontece pela necessidade de se destacar em um mercado competitivo, onde os consumidores buscam pelas novidades.

Quando se trata de cuidado com a própria saúde, pode-se dizer que uma das maiores novidades atuais são os wearables. Eles são dispositivos que permitem que a tecnologia seja carregada com a pessoa, ou seja, “vestida”.

Podem estar incorporados em relógios, fones de ouvido, pulseira ou peças de roupa e consistem em captar dados do usuário. Recursos para monitoramento e melhoria da saúde estão sendo cada vez mais incorporados aos wearables.

Dentre essas funções estão àquelas ligadas a melhoria na qualidade de vida do usuário e as de monitoramento de doenças. Coletam dados como batimentos cardíacos, calorias, número de passos, tempo de exercícios físicos ou tempo e qualidade do sono, entre outros. Informações que só eram possíveis de serem medidas em consultórios, agora podem ser coletadas em tempo real.

Quais são as funções dos wearables aliados a saúde?

Acompanhamento: É possível avaliar o progresso de alguns tratamentos para doenças crônicas, por exemplo, monitorando funções fisiológicas.

Detecção de doenças: os wearables podem alertar o usuário sobre seu estado de saúde baseado em mudanças nas leituras dos seus dados ou de sintomas repentinos.

Segurança: os dispositivos podem enviar alertas a médicos ou contatos de emergência quando ocorrem quedas, ataques cardíacos ou outra alteração repentina nas informações coletadas de pessoas idosas ou em situações de risco.

Bem-estar: Possivelmente as funções mais utilizadas dos wearables são as ligadas à prática de exercícios e melhoria da qualidade de vida. Funcionam monitorando número de passos, tempo de atividade praticada, batimentos cardíacos, calorias.

Monitoramento médico: Pacientes com doenças que precisam de acompanhamento regular podem ter seus dados coletados no dia a dia. Após isso, são enviados aos seus médicos, facilitando a assistência periódica.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos