Como o PACS Medcloud auxilia o trabalho de radiologistas

image (27)

Além de sua importância para o trabalho de toda a equipe de clínicas e hospitais, o PACS da Medcloud ainda possibilita que médicos radiologistas adotem a Telemedicina.

As ferramentas na nuvem estão transformando modelos de trabalho de inúmeras profissões. Na saúde, a telemedicina está revolucionando a entrega de cuidados para os pacientes e a forma de trabalho desses especialistas. Seguindo essa tendência, estão surgindo cada vez mais radiologistas que trabalham no modelo de home office.

As vantagens do trabalho remoto vão de eliminação de deslocamento, flexibilidade de horários, possibilidade de oferecer serviços à diversas clínicas e crescimento no faturamento.

Vantagens da Telerradiologia

Essa modalidade de trabalho possui várias vantagens tanto para o profissional, quanto para o paciente. Nela, é possível que pessoas que moram em áreas do país que não contam com tantos médicos radiologistas, possam ter acesso a diagnósticos de qualidade.

A velocidade no diagnóstico é outro ponto importante da Telerradiologia. Em casos de emergência, é possível diagnosticar um paciente mesmo quando não há um médico radiologista presente no hospital.

Além disso, ela permite que esses profissionais trabalhem por home office ou até mesmo tenham seus próprios serviços de laudos e ofereçam para diversos centros de imagem e hospitais.

Existem inúmeros motivos que fazem com que um radiologista decida adotar esse molde de trabalho.

Quando se pensa em trabalhar em casa, a primeira coisa que vem em mente é o conforto. O profissional pode decidir seus horários e montar seu ambiente de trabalho de acordo com sua preferência.

Outra grande vantagem é eliminar o deslocamento e, consequentemente, o trânsito. O tempo que ele gastaria com transportes, o telerradiologista pode usar para trabalhar, para ficar com a família, ou com qualquer outra atividade que escolher.

Com a chegada da pandemia de COVID-19 em 2020, a Telerradiologia ainda possibilitou que inúmeros profissionais trabalhassem na segurança de suas casas sem deixar de contribuir grandemente com o diagnóstico da doença.

Mas, para praticar a chamada “Telerradiologia”, o especialista tem uma série de exigências.

PACS para Telerradiologia

Para construir um serviço de Telerradiologia com qualidade é necessário que o radiologista tenha uma estação de trabalho de qualidade, com monitores que permitam a leitura das imagens em alta definição para um diagnóstico preciso e eficiente, além de um sistema de compartilhamento dessas imagens.

Para o trabalho em home office, o telerradiologista precisa de ferramentas que possibilitem o acesso remoto das imagens que precisa laudar. De nada adianta que o profissional elimine as horas de deslocamento até os locais de trabalho, se ele tem de buscar essas imagens em um CD ou pendrive e enviar cada laudo de forma manual.

Pensando nessa necessidade, foram criadas soluções como a da Medcloud. Basta que o médico radiologista tenha um login e uma senha para que ele acesse o portal de onde estiver e visualize todas as imagens. Após laudados, os exames ficam a disposição para o centro de diagnóstico, médico solicitante ou paciente no mesmo portal.

Isso é possível através do armazenamento pela nuvem. De forma segura e organizada, todo material fica guardado em servidores em nuvem e pode ser acessado a qualquer momento via internet.

A grande vantagem de ter o trabalho associado a soluções como da Medcloud é a junção de todas as funções que o telerradiologista necessita em um único local. No mesmo portal que o médico acessa para visualizar as imagens, ele também encontra uma ferramenta de laudos integrada.

Dessa forma, ele não precisa fazer cada laudo manualmente, partindo do zero. O portal fornece um molde de acordo com cada procedimento e o profissional apenas insere as informações que encontrou naquela imagem.

Além disso, uma ferramenta de áudio também pode ser utilizada para facilitar o trabalho do usuário. O software reconhece a voz através de um microfone acoplado. Então basta que o laudo seja proferido em voz alta para que o sistema realize o processo restante.

Após laudados, os exames ficam imediatamente a disposição para o centro de diagnóstico, médico solicitante ou paciente no mesmo portal.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos