Como a mobilidade transforma o papel do paciente?

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Tecnologias de mobilidade estão empoderando o paciente e o colocando no controle de sua própria saúde.

Vivemos na era da mobilidade. Todos os dias, novos aplicativos são criados para facilitar nosso dia a dia. A área da saúde também segue essa tendência de inovação tecnológica em equipamentos, técnicas e aplicativos para melhoria no cuidado com o paciente.

Atualmente, quase todas as pessoas têm pelo menos um aplicativo para o cuidado com a saúde instalado no celular. Eles servem auxiliar nos exercícios físicos, dieta, cuidado com a saúde mental, monitoramento de sintomas ou doenças e tantas outras funções.

Para monitorar condições de saúde ou doenças crônicas, uma das novidades são os wearables. Eles são dispositivos que o usuário e enviam dados reais para os aplicativos e permitem o monitoramento do paciente em seu dia a dia.

Paciente no controle
Consideradas grandes novidades no setor, as ferramentas que permitem colocar o paciente como protagonista no cuidado com a própria saúde. Elas são aplicativos ou portais que permitem acesso a todo seu histórico médico e exames reunidos em um só local.

Assim, ele não precisa guardar inúmeras pastas físicas com exames e nem correr atrás de histórico em hospitais, caso necessite. Está tudo reunido na palma de sua mão.

Além do paciente ter acesso a todas as suas próprias informações de saúde, ele também ganha algumas comodidades.

Com esses aplicativos, ele consegue pré agendar consultas, exames e preencher alguns documentos necessários para a realização de procedimentos. Dessa forma ele economiza tempo.

Jornada do paciente
O objetivo de oferecer ao paciente essas ferramentas é principalmente empoderá-lo e permitir papel ativo no seu cuidado com a saúde. Mas, além disso, também acaba por auxiliar na jornada do paciente.

Entende-se por jornada do paciente todas as etapas que o paciente passa desde que ele percebe algum sintoma, passando pelo agendamento da consulta, atendimento médico, realização de exames, o retorno com o solicitante. Ou seja, toda sua experiência com determinada clínica.

Dessa forma, a utilização do aplicativo pode fazer com que o paciente tenha uma jornada mais fácil e cômoda. Uma vez que não precisa mais se deslocar para tarefas simples como agendar consultas, buscar exames e levar até o solicitante, ou até mesmo ir em outras clínicas buscar exames antigos.

Oferecendo esse tipo de serviço para o paciente, a clínica fideliza e melhora seu relacionamento provedor/paciente.

Facilidades
Quando o paciente tem acesso facilitado a todos os seus exames no celular ele ganha flexibilidade e controle. As vantagens vão além de poder visualizar as imagens e laudos sempre que quiser ou precisar.

Nesse modelo, ele não precisa levar o material em mãos para o médico solicitante no momento da reconsulta. O paciente pode apenas compartilhar o exame com esse médico via e-mail ou até mesmo mostrar ali mesmo na tela do dispositivo.

Caso deseje uma segunda opinião ou precise consultar um novo médico por qualquer outro motivo, o acesso ao exame também é facilitado.

Outro benefício é a ferramenta por voz. Nela, o médico grava uma breve explicação sobre o exame. Ou seja, o paciente não fica limitado aos termos técnicos do laudo e pode ter um entendimento melhor da sua saúde.

Eco Friendly
Quando os pacientes são estimulados a acessar seus exames e laudos pelo aplicativo, não é necessário imprimir tantos exames. Como a tendência é que cada vez mais pessoas busquem pelos aplicativos, o número de impressões está diminuindo e de adesões à portais e aplicativos, aumentando.

Com isso, além de diminuir custos de impressão, ainda faz com que a clínica adote uma postura mais ecológica.

Integrated Care
Outra forma de aprimorar a jornada do paciente, é compartilhar o exame também com o médico solicitante e integrar o cuidado entre os provedores. No momento que o paciente chega no centro de diagnóstico, ele pode autorizar o compartilhamento. Assim, existe a possibilidade de que minutos depois de realizar o exame, o laudo já está disponível tanto para o paciente quanto para o médico.

Em casos de pacientes com mais idade, a adesão a aplicativos e portais on-line pode ser mais baixa. Mas de qualquer forma, a clínica ainda consegue facilitar a jornada, uma vez que o solicitante tem acesso ao exame e esse paciente elimina deslocamentos para buscar imagem e laudo.

Entenda na prática
Dentre as soluções que a Medcloud oferece aos seus parceiros, está o aplicativo e portal dos pacientes. Essa função já está sendo usada por clínicas e centros de diagnóstico por todo o país.

NA CISP, localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro, o relacionamento com o paciente é o carro chefe. Por entender a importância, a jornada de seus pacientes é facilitada ao máximo. Além de portal do paciente com todas as facilidades de acesso a laudos e exames pela internet, é possível agendar os exames através do site da clínica. E segundo o gestor, Dr. Vicente Salek, aumenta cada vez mais o número de pacientes que deixa de buscar os exames impressos.

Na Unirad, com sedes no Espírito Santo e em Minas Gerais, o paciente também conta com a vantagem do portal e do aplicativo Medcloud. Assim ele tem acesso a seu histórico médico, exames e documentos importantes na palma da mão.

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