Como fazer a gestão financeira de clínicas e hospitais?

gestaofinceira

Realizar uma boa gestão financeira é fundamental para a saúde das instituições e o RIS Medcloud pode ser a peça chave para seu bom funcionamento.

Desde o agendamento da primeira consulta ou procedimento até a entrega de resultados,as clínicas e hospitais focam todas as suas energias em atender o paciente com respeito e profissionalismo.

No entanto, os pacientes não são os únicos que precisam de atenção: as finanças da clínica também merecem o mesmo cuidado, e é por isso que você deve enxergar a importância da gestão financeira com outros olhos.

Diante de um cenário tão distante — composto por prontuários, receitas, exames e laudos — o empreendedor médico muitas vezes acaba não compreendendo direito sobre fluxo de caixa e deixa a gestão financeira em segundo plano.

Mas cuidar da gestão administrativa e financeira de clínicas e consultórios médicos é essencial para garantir que essas instituições operem com lucro.

O que é gestão financeira?

Quando se trata da administração de uma clínica é preciso considerar pontos como o fluxo de caixa e a movimentação de gastos para fazer um planejamento seguro e resguardar a instituição contra problemas que possam ocorrer no futuro.

Nesse sentido, é importante observar que o controle financeiro precisa ser impecável, garantindo que as contas sejam pagas na data de vencimento e criando políticas eficientes para diminuir ou evitar a inadimplência.

Cabe a gestão financeira ainda a análise e registro de todos os contratos com operadoras de planos de saúde que, em muitos casos, são as principais responsáveis pela entrada de recursos na clínica, além de cuidar do recebimento de pagamentos particulares e outras formas de recursos que entram no caixa.

A gestão financeira deve ainda dar conta de toda saída de recursos, seja com despesas operacionais ou do dia a dia da clínica médica, como insumos, medicamentos, impostos, contas, compra de equipamentos, serviços, salários e novos investimentos visando a melhoria do atendimento.

É por meio de uma gestão financeira eficiente que o empreendedor toma as principais decisões em relação ao seu negócio, já que com tais dados ele tem uma ampla visão do consultório, encontrando problemas e os corrigindo o mais rapidamente possível. Como resultado final, há uma melhor satisfação do paciente.

Gestão financeira com RIS Medcloud

Um bom software de gestão já possui ferramentas de controle financeiro integradas ao sistema, as quais podem ser de grande valia na organização, controle dos gastos, e no fluxo de caixa.

Organizar tudo em papéis ou planilhas separadas pode atrapalhar seu dia a dia, tomar tempo, e deixá-lo perdido ao tentar localizar uma informação.

O RIS Medcloud foi pensado para auxiliar na gestão financeira da sua clínica e tem ferramentas específicas para controle de fluxo de caixa, repasse médico, contas a pagar e contas a receber, guias TISS e TUSS, glosas e muito mais.

Além de oferecer diversos relatórios de entradas e saídas, nosso RIS ainda conta com o módulo Business Analytics que auxilia os gestores na tomada de decisões, além de muitas outras funcionalidades que vão desde o agendamento facilitado até aplicativo para Totem de autoatendimento.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos