Como evidenciar o valor de cuidados dos radiologistas?

paciente-consultar-medico_1170-2110

Mensurar o valor de cuidados na assistência médica ainda não é uma tarefa fácil. Isso acontece porque as métricas se baseiam em processos clínicos específicos.

Na radiologia, isso pode ser ainda mais desafiador, uma vez que existe certa dificuldade em conectar os esforços de um radiologista ao resultado de paciente.

De acordo com análise publicada no Journal of American College of Radiology, isso acontece porque a radiologia, atualmente, acaba sendo avaliada por métricas de “checkbox”. E, por isso, não refletem diretamente o valor que os radiologistas fornecem, nem os resultados que ajudam a conduzir.

Mas quais são as medidas que podem ser adotadas para mudar esse sistema?

Capacitação de radiologistas
Os sistemas de saúde devem capacitar seus radiologistas. Isso os ajudará a trabalhar com os médicos para determinar quais exames de imagem são necessários e mais recomendáveis.

Assim, os radiologistas se concentram em exames de “alto rendimento”, o que pode levar a diagnósticos mais precoces e precisos, que refletem em resultados positivos para os pacientes.

Mudança nas medidas dos processos
Um exemplo de alteração de medidas de processo seria examinar mais de perto o Tempo de Resposta. Ele diz respeito ao tempo que o radiologista leva para assinar um relatório final.

Porém, os autores da análise afirmam que o Tempo de Resposta deve ser definido a partir do momento em que um paciente está agendado para realizar as imagens, até o momento em que o relatório final está disponível para o médico responsável pela revisão.

“Essa mudança permite que os radiologistas assumam a responsabilidade por toda a cadeia de imagens, dadas as demandas por um fluxo de trabalho suave e completo”, afirmou Dr. Rajan T. Gupta, da Duke University Medical Center, principal autor do artigo.

Aproximação dos pacientes
Os profissionais de radiologia devem ficar mais próximos dos pacientes. O que, nesse caso, significa comunicar diretamente sobre os resultados de seus exames. Esse envolvimento com os pacientes aumenta o valor do radiologista em seus cuidados gerais.

Dr. Gupta, afirma que, muitas vezes o radiologista se considera “sem rosto”, e por isso se torna apenas um “resultado de teste”, e essa postura deve acabar.

“Todos os radiologistas estão juntos nisso, e a única maneira de mudarmos o sistema é nos tornarmos parte da solução. Isso significa criar novas métricas para avaliar e mostrar nosso valor a todas as partes interessadas, incluindo seguradoras, hospitais e nossos pacientes. Coletivamente, podemos alcançar essa realidade para nossos sistemas de saúde locais e para a especialidade como um todo.”

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos