Como eliminar custos com exames desnecessários

doctor-sienta-consultor-paciente-hablar-sobre-salud_93025-212

A realização de exames repetidos ou desnecessários traz custos altos para o setor de saúde, a utilização do sistema Medcloud pode reduzir esses números.

O cenário é bastante comum. O paciente vai até um especialista, que solicita determinado exame. O paciente realiza o exame. Por algum motivo, algum tempo depois, esse paciente vai até outro médico da mesma especialidade e acaba tendo que refazer o mesmo exame.

O principal motivo pelo qual isso acontece é a falta de interoperabilidade de sistemas, ou pior, a ausência digitalização de informação, por parte clínicas de imagem, que acaba levando ao extravio desse exame.

Em muitos casos, os centros de imagem vêm entregando exames em CDs para os pacientes. Porém, o que parece uma boa ideia também tem sido problemática. O armazenamento em CD é tão sujeito a avarias e perdas quanto o papel e, além do mais, grande parte dos novos computadores não tem mais leitor para CDs.

Ou ainda, os silos criados por empresas de tecnologia responsáveis pelo armazenamento dos exames restringem o acesso a esses dados.

Impacto na cadeia de saúde

A consequência real é o aumento de custos para todos os envolvidos no processo de diagnóstico.

O paciente precisa pagar por um exame que já pagou anteriormente, ou até mesmo passar novamente por um procedimento desconfortável ou por uma nova exposição a radiação desnecessariamente. Para o plano de saúde, ou para o sistema público, também fica mais caro.

E no caso do sistema público, o paciente pode precisar enfrentar filas até ser chamado para realizar o exame, o que pode ter um grande impacto negativo no diagnóstico e possível tratamento.

De acordo com estudo publicado na NCBI, nos Estados Unidos, a taxa de estudos de radiologia desnecessários ou redundantes chegam até 9%. Além disso, o gasto com exames de imagem representa 10% (US $ 100 bilhões) do que o país tem de despesas médicas. Somente o Medicare gasta US $ 10 bilhões anualmente em imagens.

Como reduzir os custos

Totalmente baseado na computação em nuvem, o PACS da Medcloud foi pensado para eliminar os problemas no compartilhamento de exames de imagem. Com o portal de resultados, é possível acessar o histórico de exames a qualquer momento, via internet, smartphone ou smart tv.

O que além de colocar o paciente num papel de maior controle de seus próprios dados médicos, evita a perda e a necessidade de repetição de exame. Trazendo benefícios reais para todo o ecossistema de saúde: paciente, médicos, clínicas, planos de saúde e sistema público.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos