Enquanto a tecnologia evolui, alguns processos de telemedicina podem ser aprimorados para aumentar a qualidade nos atendimentos.

A telemedicina tem o potencial de aprimorar os cuidados de saúde tanto para pacientes quanto para os provedores. Porém, assim como qualquer tecnologia emergente, ainda precisa de pequenos aperfeiçoamentos.

Em alguns casos, o paciente pode não receber a mesma qualidade no atendimento que teria numa consulta presencial. Dr. Soheil Saadat, fundador e CEO da GenieMD falou na HIMSS19 sobre como pensa em solucionar esse problema.

Sua ideia principal é padronizar os atendimentos de telemedicina para tornar mais fácil e simples para os pacientes, além criar um modelo de qualidade.

“Para os médicos, é uma forma para o aumento da eficiência, mais pacientes e, claro, aumento da renda”, disse Saadat, “Mas isso tem que acontecer no contexto de pessoas com o mesmo nível de cuidado como em uma visita cara-a-cara “.

Meios sugeridos
Para Saadat, uma das melhores formas de aprimorar uma consulta de telemedicina é orientar os médicos a fazerem as perguntas certas para seus pacientes.

Dessa forma, com diretrizes baseadas em evidências, protocolos devem ser criados para que se elimine o erro humano e a qualidade dessas consultas aumentem.

Na prática, esses protocolos envolvem perguntas que para sanar todas as dúvidas antes de diagnosticar ou prescrever um medicamento à um paciente. Segundo Saadat, para um clínico se tornar mais eficiente, precisa ter acesso a todas as informações possíveis sobre aquele paciente.

Ele também aponta o acompanhamento do mesmo paciente em diversas consultas como uma forma de aumentar a satisfação do paciente. Dessa forma, acaba a impressão daquela consulta ser um encontro esporádico.

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