CIG Guarantã: tecnologia na emissão de laudos

12744427_1671793856423705_1963214208462835880_n

Parceira da Medcloud desde outubro de 2017, a CIG Clínica de Imagem Guarantã fica localizada no Mato Grosso, na cidade de Guarantã do Norte.

A CIG Guarantã foi criada em 2013 por iniciativa de três médicos de diferentes especialidades para implementar o serviço de diagnóstico na região. Até então, os moradores da cidade precisavam se deslocar até cidades vizinhas para realizar exames de imagem.

Alexandre Gallon, administrador da CIG, conta que a necessidade de buscar uma solução que facilitasse o trabalho de emissão de laudos veio com o aumento da demanda da clínica. “Nosso movimento vinha crescendo cada vez mais. Então nós iniciamos a busca por um sistema de envio de imagens e laudos que possibilitasse o trabalho de um radiologista remoto. Nessa busca encontramos a Medcloud”.

De acordo com Gallon toda a rotina de trabalho dos colaboradores da clínica passou por adaptações para receber o sistema da Medcloud, o que ele avaliou como um desafio positivo profissionalmente falando.

Compartilhamento facilitado

“A principal contribuição da Medcloud para a CIG eu acredito que foi a facilidade para com o paciente, associada a agilidade. O tempo de trabalho foi muito otimizado. Agora temos um profissional trabalhando na área telemedicina para emitir os laudos. Além disso, hoje eu consigo aproveitar muito melhor o tempo de um colaborador que está parado, por exemplo”, afirma.

Além de contar com o trabalho radiologistas presenciais e à distância, a CIG tem parceria com hospitais que servem Guarantã e outras cidades da região. Segundo Alexandre, essa colaboração ocorre por meio da integração de sistemas que a solução da Medcloud oferece.

Isso é possível por conta das ferramentas de compartilhamento de imagens. Basta que os parceiros tenham um login e senha para acessar o sistema. O portal oferece a possibilidade visualizar e compartilhar os exames e laudos.

Importância da nuvem

Para Gallon, quando se trata de pacientes o cuidado precisa ser redobrado. Por conta disso, associado a determinação do Conselho Federal de Medicina que diz que todo exame de imagem e laudos devem ser mantidos pelas clínicas por no mínimo 20 anos, as condições de armazenamento precisam ser as melhores possíveis.

“Por ser um sistema digital na nuvem, temos muito mais segurança, até porque esse material precisa ficar guardado por muito tempo. Mesmo nunca tendo acontecido conosco, sabemos o quanto pode ser ruim que se perca por estar em papel. Fora que não precisamos mais ter espaços físicos acumulados por papel”.

Segundo o administrador, por conta da CIG estar localizada numa cidade pequena no interior, a maioria dos pacientes ainda não possui acesso a computadores e internet. Por isso, o Portal dos Pacientes é utilizado apenas em alguns casos específicos.

Porém, ainda de acordo com Alexandre, as impressões de laudos para entrega foi facilitada após a implementação do sistema Medcloud. Desde o envio dos exames e seu recebimento dos laudos foi otimizado. Sendo assim, qualquer colaborador da clínica consegue imprimir esse laudo para entregar para o paciente com eficiência e agilidade.

citação cig

Mais posts do blog

ver todos