Business Analitycs: o que é e por que é importante para a gestão da sua clínica?

business-analytics-medcloud

Conheça o conceito de Business Analytic e como clínicas e hospitais podem aprimorar sua gestão utilizando a abordagem.

Business Analytics é uma abordagem que combina a ciência de análise de dados preditiva com as estratégias desenvolvidas através de Business Intelligence. Consiste no uso de dados para a definição de estratégias e tomadas de decisão futuras que possam melhorar os resultados de uma empresa.

O Business Analytics processa os dados registrados e cria modelos de análise, simulações e previsões para negócios. Seu principal objetivo é realizar projeções mais realistas e precisas e identificar o que precisa ser melhorado para otimizar as projeções do empreendimento.

As potencialidades fornecidas pela inteligência de negócio de uma empresa podem entregar insights preditivos para departamentos fundamentais da organização, ajudando a atingir as metas e os objetivos, e ainda contribuem para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional.

Business Analytics e Business Intelligence

O Business Intelligence é uma técnica para auxiliar o gestor no planejamento estratégico. Ele é uma forma de coleta e análise de um conjunto amplo de dados de uma empresa para entender a sua performance e, a partir daí, planejar o futuro de forma mais eficiente.

Permite identificar os acertos e erros para melhorar as próximas decisões. Os dados no Business Intelligence são disponibilizados em métricas estabelecidas e planilhas relativamente complexas. É aqui que o Business Analytics ganha espaço.

Como uma evolução do Business Intelligence, o Business Analytics chega para facilitar esse processo para ajudar a decodificar informações e auxiliar na análise de dados de forma ainda mais eficiente para a tomada de decisões operacionais precisas.

Ambos pregam o uso da informação para melhorar o desempenho, mas o Business Analytics considera que hoje a quantidade de informações produzida é cada vez maior e mais complexa, trazendo à tona a necessidade de se desenvolver uma metodologia coerente com a realidade atual.

Importância para clínicas

Levando em consideração as constantes mudanças econômicas, o volume crescente de informações e a pressão do mercado por decisões efetivamente rentáveis, o Business Analytics é fundamental para auxiliar os gestores a visualizar cenários complexos e auxiliar na tomada de decisão de todas as etapas da administração hospitalar.

Com ele, pequenos erros que podem passar despercebidos na rotina da instituição, mas que acabam impactando no faturamento, são esclarecidos.

Também é possível falhas em seus processos de auditoria, definir ações para resolver os problemas e minimizar seus impactos.

A coleta, o armazenamento e a manutenção das informações são feitos de forma segura, garantindo a integridade e a proteção dos dados do hospital e seus pacientes. Além disso, são coletadas apenas informações para o desenvolvimento das atividades da empresa.

Com o RIS Medcloud, você ainda tem acesso facilitado a dados da sua clínica que envolvem faturamento, fluxo de caixa, modalidades de exame, convênios e parceiros.

Assim, a partir dos relatórios gerados pelo Business Analytics, a tomada de decisão pode ser mais assertiva e o trabalho do setor financeiro mais eficiente.

Mais posts do blog

ver todos