O que é o sistema PACS e quais os seus benefícios?

computers connected to cloud made out of social media icons and words, hand drawn sketch on whiteboard

Os crescentes avanços da tecnologia permitem o acesso à exames de imagem não apenas através de computadores, mas também de dispositivos móveis como smartphones, tablets, entre outros.

Facilidade que vem alterando a rotina de profissionais e gestores. Assim como em outras áreas, nas organizações de Saúde os avanços da tecnologia também possibilitam diversas mudanças. Na medicina diagnóstica, por exemplo, a digitalização das informações por meio do uso do Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System – PACS), bem como o armazenamento dos dados na nuvem acabam modificando a rotina de trabalho do radiologista.

O que é o PACS?
O PACS é um sistema de gerenciamento e armazenamento de imagens médicas. Através dele é possível ter acesso a todos os exames realizados. Como conta com armazenamento em nuvem, o sistema PACS ainda possibilita o acesso aos exames a partir de qualquer lugar. Basta possuir conexão com a internet e um dispositivo móvel (celular, tablet, etc).

Com isso, tanto o trabalho do radiologista quanto do centro de medicina diagnóstica são agilizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por aumentar a produtividade do radiologista. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.

Principais benefícios do sistema PACS
Como já se pôde notar até aqui, o sistema PACS é repleto de benefícios. Entre eles é possível destacar alguns, como a diminuição da perda dos laudos pelos pacientes, por exemplo. Antes era necessário que o paciente guardasse os laudos dos seus exames até a próxima consulta, para então levá-los ao médico especialista.

Com a facilidade do armazenamento de exames em um meio digital, essa preocupação pode ser simplesmente descartada. Com o sistema PACS, todos os documentos necessários para uma reconsulta ficam salvos em uma nuvem online. Ou seja, podem ser acessados a qualquer momento.

Inclusive, através do Portal do Paciente, uma solução da Medcloud, o paciente ainda pode ter acesso aos seus exames através de um aplicativo instalado em seu smartphone. Mais agilidade e praticidade desde o momento em que o exame é realizado até o seu armazenamento. Tanto na clínica de imagem quanto pelo próprio paciente.

Melhora na relação médico-paciente
Outro grande benefício proporcionado pelo sistema PACS é a melhoria da relação estabelecida entre médicos e pacientes. Isso porque as imagens obtidas através dos exames contam com alta resolução, o que facilita o processo de diagnóstico. Além de torná-lo mais preciso e seguro.

A agilidade que vai desde o momento em que o exame é realizado até o seu processo de emissão de laudo também é muito importante neste sentido. Afinal de contas, em muitos dos casos o paciente está sofrendo com alguma dor (em casos de faturas, por exemplo). E precisa do diagnóstico rápido o exame de imagem para que o médico possa tomar as devidas providências de tratamento.

Sistema PACS: a centralização de soluções dentro dos Centros de Diagnóstico por Imagem
Antes da inserção do sistema PACS, todas as modalidades existentes dentro dos centros de diagnóstico por imagem eram realizadas de forma isolada. Com a adoção do sistema, as operações passaram a ocorrer de forma integrada, o que facilitou o processo como um todo.

Ou seja, o sistema PACS de armazenamento em nuvem impacta desde o processo de armazenamento de clínicas e hospitais, até o relacionamento estabelecido entre médicos e pacientes.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos