Telerradiologia: quais os benefícios dessa tecnologia?

beneficios-da-telerradiologias

 Os benefícios proporcionados pela Telerradiologia já são amplamente conhecidos. Afinal, trata-se de um serviço rápido, econômico e eficaz que tem como objetivo fazer a entrega de laudos para hospitais e clínicas. Garantindo, dessa forma, a saúde e o bem-estar do paciente.

 

Resumidamente, a Telerradiologia faz uso de recursos tecnológicos com o objetivo de que radiologistas localizados em diferentes locais possam laudar exames de imagens com precisão e agilidade.

Afinal de contas, o que é a Telerradiologia?
Para entender sobre o que se trata a Telerradiologia, basta verificar o exemplo a seguir.

Uma pessoa faz um exame de raio-x em um hospital ou clínica. Logo em seguida, o resultado obtido com esse exame é enviado a uma central de telerradiologia. Lá, ele é analisado por um radiologia especializado no possível problema que deu origem ao exame.

Caso o exame tenha sido realizado em virtude de uma possível fratura, logo será analisado por um radiologista especialista em ortopedia. Após a análise, o radiologista irá gerar um laudo médico, o qual irá confirmar (ou não) o diagnóstico.

Feito isso, o exame irá retornar para a clínica para ser analisado pelo médico responsável pelo caso. Logo em seguida, ele dará procedência ao tratamento necessário. Logo após o processo de laudo, existe também a possibilidade de que o exame seja compartilhado diretamente com o paciente através de um portal do paciente.

Agora que você já sabe o que é Telerradiologia, confira alguns dos benefícios que essa tecnologia pode oferecer.

1 – Laudos emitidos de forma mais rápida e eficaz
É bastante comum que, em clínicas e hospitais, o laudo de um exame leve de dias até semanas para ficar pronto. Com a Telerradiologia isso não acontece. Quando destacado como urgente, o laudo de um exame pode ser entregue em até 10 minutos.

2 – Laudos mais precisos
Quando se fala de laudos de exames, um fator implícito a esse assunto é a precisão de dados. Isso porque um simples desencontro de informações pode ser o suficiente para colocar a saúde de um paciente em risco.

Dessa forma, a Telerradiologia conta com a certeza de que os exames serão analisados e laudados por profissionais de confiança e muito bem capacitados. Para aumentar ainda mais o nível de confiabilidade, todos os laudos são identificados com a assinatura e o CRM do radiologista que o elaborou.

3 – Redução de custos
Com o uso da Telerradiologia, os custos operacionais tanto de clínicas quanto de hospitais tende a baixar. Isso porque além do investimento para a contratação de um serviço de Telerradiologia ser consideravelmente baixo, não é necessário manter uma estrutura completa de emissão de laudos no local.

Além disso, não será necessário manter um corpo médico de diferentes especializações sempre à disposição. Isso porque a plataforma oferece esse serviço 24h por dia. Outra fator que contribui para com a redução de custos está na impressão de exames. A qual não se faz mais necessária, já que as imagens serão enviadas digitalmente ao especialista.

 

Mais posts do blog

ver todos