Um sistema eficiente de auto atendimento traz inúmeros benefícios e melhorias para as clínicas. Entenda:

O autoatendimento já é uma realidade para muitas gente. Ele está presente em diversos segmentos como bancos, comércio eletrônico, companhias aéreas, restaurantes, entre outros.

Incluir essa tecnologia nos hospitais é uma excelente oportunidade para tornar o atendimento médico mais moderno e alinhado com as expectativas atuais de seus clientes.

Ligados a equipamentos chamados de totem de auto atendimento, um software eficiente pode reduzir o tempo de espera dos pacientes de clínicas e hospitais, além de agilizar o atendimento nas recepções.

O objetivo é que o próprio paciente seja responsável confirmar sua presença na clínica e realizar o seu check-in sem depender de nenhum contato com a equipe de recepção, facilitando e agilizando o serviço para si próprio e para a instituição.

O primeiro passo é o auto agendamento online. Oferecido pela Medcloud juntamente com o RIS, com o módulo, o próprio paciente faz o agendamento de seus exames pelo site da clínica.

Depois de informar os dados, escolher o procedimento a ser realizado e seu horário, o agendamento é confirmado através de um e-mail automático. E quando chega na clínica, o paciente ainda realiza seu check-in pelo totem de autoatendimento e é chamado no painel de senhas.

Rapidez no atendimento

A primeira vantagem a ser percebida é o aumento na agilidade do atendimento. Assim que chega ao hospital ou a clínica, o paciente dá início aos procedimentos de entrada sozinho, sem a necessidade de passar por um funcionário da recepção.

Assim, a burocracia diminui significativamente, reduzindo o tempo de espera antes do atendimento. Agilizar essa fase é uma das principais estratégias para aumentar a satisfação dos pacientes, pois o longo tempo de espera costuma ser uma das principais queixas na área de saúde.

Outra vantagem é a seguimento correto das filas. Com o sistema de autoatendimento da Medcloud, os pacientes são chamados de acordo com a ordem em que foram agendados, e não por ordem de chegada. Aumentando assim, a satisfação do seus clientes.

Diminuição de erros

Com o autoatendimento, é possível eliminar uma série de erros no cadastro dos pacientes. Uma vez que o próprio paciente registra as informações importantes sobre si mesmo, em vez de ser feito por um funcionário, a chance de erro é muito menor.

Informações simples como nome, telefone, CPF, ou data de nascimento podem contribuir para que problemas aconteçam, quando registradas incorretamente. Equívocos que podem trazer consequências muito negativas para pacientes e para o próprio estabelecimento.

Otimização da produtividade

Com a utilização do software de auto atendimento, às equipes de recepção das clínicas conseguem ter mais tempo para se dedicar a outras atividades fundamentais, resultando em um aumento da produtividade em geral.

Há também uma maior produtividade sentida nos demais setores da instituição, pois as informações relativas aos pacientes chegam mais rapidamente a eles, permitindo que realizem as consultas e exames de maneira mais assertiva e ágil.

Redução de custos

Por último, mas não menos importante, a solução de autoatendimento, integrada ao RIS Medcloud, também passa a possibilitar algumas reduções de custos nas clínicas. São elas:

– Redução de custos com pessoas e telefonia envolvidas com ligações para confirmação de consultas e exames, que passa a ser automática;

– Diminuição da necessidade do uso de papel e impressoras, pois todos os processos são transferidos digitalmente;

– Diminuição do número de funcionários necessários na recepção, bem como a contratação de pessoas para estes postos de trabalho.

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