Abril Azul: Dia da Conscientização do Autismo

newproject_1_original (2)

Dia 2 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data é celebrada no país desde 2008 e dá início ao Abril Azul.

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado do indivíduo. Ele costuma ser identificado na infância e pode apresentar graus de funcionalidades diferentes.

O autismo ainda não possui causas totalmente conhecidas, mas há evidências de alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento do distúrbio. Infecções durante a gravidez, poluição excessiva e predisposição genética estão entre esses fatores.

Estimativa
A Organização Pan-Americana da Saúde estima que uma a cada 160 crianças está no espectro autista. Aplicando esse dado sob o número do IBGE de crianças no Brasil, cerca de 241 mil crianças brasileiras possuem o diagnóstico.

Devido a dificuldade de obter um diagnóstico, esse número pode ser muito maior, considerando toda a população Brasileira.

Em todo o mundo, o número estimado de pessoas no espectro chega a cerca de 70 milhões.

Conscientização
O objetivo do dia Mundial do Autismo é a conscientização sobre o transtorno. Com eventos, palestras e ações públicas, grupos buscam informar a população sobre como lidar com pessoas que estão no espectro.

Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras ainda são grandes. Segundo especialistas, o preconceito e a discriminação são os maiores problemas enfrentados por autistas e suas famílias.

Mais posts do blog

ver todos