A aderência ao uso da tecnologia por parte dos médicos

ipad-healthcare-medcloud

O melhor e mais favorável momento para o uso da tecnologia na área da saúde.

O crescente uso de aplicativos de comunicação, facilitou a aderência não apenas da tecnologia voltado para as interações sociais. Profissionais de saúde estão muito mais familiarizados com o uso da tecnologia na prática médica. Aplicativos e plataformas especializadas em saúde, tiram agora vantagem de um modelo digital global que veio para ficar.

Por alguns anos, gestores de tecnologia da informação foram questionados sobre a aderência dos profissionais de saúde na implantação de novos projetos que envolvessem tecnologia. Agora, mediante a um cenário muito mais favorável, gestores e administradores de clínicas e hospitais tomam decisões muito mais seguras e favoráveis a tais projetos.

Termos como “Instagram da medicina” e “Facebook dos médicos” são crescentes e não por acaso. A proximidade com tais aplicativos proporciona, guardadas as devidas proporções, familiaridade com um modelo de interação e navegação já consolidado. Afinal, o cotidiano médico diário não conta com tempo extra para a leitura de manuais de sistemas e treinamentos presenciais para acesso a novos aplicativos.

As previsões para a área de tecnologia voltada para saúde, reafirmam novamente um cenário cada vez mais favorável para o engajamento e a colaboração, através da gestão e do compartilhamento de dados e registros médicos. Segundo matéria da Healthcare IT News, algumas das tendências para o ano de 2016 são:

  • Wearables: Relógios e pulseiras com sensores de sinais vitais e conectividade com à Internet;
  • Mobile Health: Uso de aplicativos móveis de saúde para smarthphones e tablets;
  • Análise preditiva: Uso de dados e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados históricos;
  • Medicina de precisão:  Sistemas de abordagem emergente para o tratamento e prevenção de doenças que leva em conta a variabilidade individual de cada pessoa. 

Smartphones e tablets tendem a serem cada vez mais ferramentas essenciais no cotidiano de profissionais de saúde, graças aos aplicativos que proporcionam novos meios para o acesso à informação e a prática do exercício da medicina.

Dentro dessa linha evolutiva, o tradicional estetoscópio também passou por uma renovação digital, como pode ser visto no vídeo abaixo. Integrado digitalmente e contando com um aplicativo nativo, o dispositivo oferece novas maneiras de acesso e compartilhamento de dados.

Com a consolidação do uso da tecnologia como ferramenta na prática médica diária, clínicas e laboratórios especializados em diagnósticos contam com uma oportunidade única de relacionamento e comunicação com tais profissionais, aliado ao melhor e mais favorável momento para o uso da tecnologia na área de saúde.

 

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos